11/02/2022Acolhimento cultural enriquece turismo em Curitiba

Acolhimento cultural enriquece turismo em Curitiba

Sozinhos, em duplas ou grandes grupos de familiares ou amigos, os visitantes locais, de cidades distantes ou mais próximas de Curitiba que comparecem a alguns dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade estão sendo recepcionados por duplas de representantes étnicos.

Vestidas com roupas típicas e cheias de informação histórica e cultural sobre os locais, as duplas fazem um acolhimento mais do especial aos turistas no Bosque Alemão, Bosque João Paulo II (Polônia), o Memorial Ucraniano e em Santa Felicidade (na avenida Manoel Ribas).

Os monitores foram selecionados entre integrantes de alguns dos principais grupos folclóricos da capital, como o Italo brasileiro Santa Felicidade, o alemão Alte Heimat, o Wisla e ucraniano Barvinok. E tiveram um reforço na capacitação sobre os aspectos históricos de cada lugar.

“Acolher e surpreender o turista que visita esses locais passando a história, informações e curiosidades é uma forma de homenagear e bem receber nossos turistas”, afirma Janaina Reatti, gerente de turismo no Instituto Municipal de Turismo, responsável pela iniciativa.

Mão dupla

Os contatos com os turistas são enriquecedores também para os monitores.

“É algo novo também para nós, que nos surpreendemos com a diversidade da procedência e os interesses dos visitantes”, conta Pedro Henrique de Almeida Gonçalves, o apaixonado pela cultura ucraniana que vem atuando no memorial. “Passa por aqui gente do Amazonas, do Canadá, da Venezuela, do Maranhão.”

Um grupo que veio de Rio Branco (Acre) fez questão de posar para foto com Pedro Henrique e Letycia Aksenen quando chegou ao memorial no último sábado (5/2).

“É muito mais lindo do que vimos em vídeo”, comentou Angetrina Paulino de Freitas, que visita a capital junto com o marido, Evilásio de Araújo Mesquita, e os filhos, Vítor e Alícia.

Com 20 dias de turismo em Curitiba, ela se diz “deslumbrada” com a cidade. “Estamos adorando cada lugar por onde passamos”, afirma.

Turismo completo

A informações e a pegada histórica dos locais não são as únicas coisas que agradam nos passeios.

Maytê Amorim e James Pereira, vindos de São Paulo para um fim de semana em Curitiba, por exemplo, ficaram impressionados com a qualidade da mobilidade urbana da cidade. “Aqui se chega rápido aos lugares”, disse James.

Lugar preferido da dupla na capital? Muitos: restaurante Madalosso, Jardim Botânico, Bosque do Papa e Ópera de Arame fazem parte da lista.

Visitantes

O sucesso que a cidade fez com os acreanos e paulistas se repete com turistas de outras regiões.

“Gostei demais da capela”, contou Domingas da Silva de Moraes, sobre um dos pontos de visitação do Bosque João Paulo II – o Memorial da Imigração Polonesa. Ela veio de Mato Grosso e visita Curitiba pela primeira vez, acompanhada de parentes mato-grossenses.

Como as demais familiares, aproveitou para tirar fotos com a família ao lado do casal de representantes da etnia polonesa Maira Kozloski e Fabrício Schoemberger, do grupo folclórico Wisla. “Que coisa mais linda essas roupas”, disse, referindo-se aos trajes da dupla.

O grupo repetiu a dose de fotos na parada seguinte da Linha Turismo. No Bosque do Alemão foi recepcionado em frente ao Oratório de Bach pela dupla Nicole Reis Hengel e Claudio Sehnem, do grupo folclórico Alte Heimat.

João e Maria

Já o pequeno Enzo, de 4 anos, estimulado pela mãe, parou para as fotos com a dupla “alemã” quando voltava da Casa da Bruxas. “Olha que bonitas as roupas deles, filho! Será que são os donos do bosque?”, perguntou ao menino, a professora Ana Paula Alves da Mota, como forma de estimulá-lo a conhecer mais sobre os personagens.

A pergunta feita à criança não surpreendeu a dupla de representantes étnicos. “Tem gente que acha que somos João e Maria”, observou o monitor “alemão” Cláudio Schnem , referindo-se aos personagens da história contada ao longo da trilha que separa a Casa da Bruxa do Oratório de Bach.

Realização

O programa especial de recepção aos turistas étnicos é uma iniciativa do Instituto Municipal de Turismo (IMT). O serviço foi contratado por meio de licitação e executado pela empresa Prosa Nova.

Veja os locais e horários da recepção em fevereiro

Data: 12.02 (sábado)
Local: Bosque do Papa e Memoria Ucraniano

Data: 12.02 (sábado)