07/01/2022Casais étnicos vão recepcionar visitantes em três parques da cidade

Casais étnicos vão recepcionar visitantes em três parques da cidade

 

Os parques são as grandes estrelas do mapa turístico curitibano e, a partir deste sábado (8/1), alguns desses espaços passam a contar com casais étnicos que vão recepcionar os visitantes nos locais. A iniciativa é do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e atrações como o Bosque Alemão, o Bosque João Paulo II e o Memorial Ucraniano passam a contar com os novos anfitriões a partir deste sábado (8/1). 

“Acolher e surpreender o turista que visita esses locais passando a história, informações e curiosidades é uma forma de homenagear e bem receber nossos turistas", comenta Janaina Reatti, gerente de turismo no IMT.

Vestidos com roupas típicas da Alemanha, Polônia e Ucrânia, além de estarem disponíveis para tirarem fotos com os turistas, eles vão poder tirar dúvidas sobre os locais e ainda falar um pouco sobre a imigração desses povos em Curitiba.

Conheça os locais 

O Bosque Alemão possui uma réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos e que abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach. Outras atrações do Bosque são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos alemães irmãos Grimm, além da Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século originalmente localizada no Centro.

O Bosque João Paulo II, também conhecido como o Bosque do Papa, abriga o Memorial da imigração polonesa, inaugurado em 13 de dezembro de 1980. As sete casas de troncos que compõem o memorial são lembrança dos imigrantes poloneses, com objetos como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa.

O Memorial Ucraniano fica dentro do Parque Tingui, às margens do Rio Barigüi. Quem visitar o local poderá visitar a réplica de uma igreja ortodoxa originalmente construída no interior do estado. Um portal antecede o Memorial Ucraniano, inaugurado em 26 de outubro de 1995, em homenagem ao centenário da chegada do grande número de imigrantes a Curitiba. Nele está implantada a réplica da capela cristã ortodoxa, dedicada a São Miguel, construída no sudeste do estado (município de Mallet), tendo ao seu lado o campanário.

No Memorial são realizados eventos culturais e exposições de artesanato e peças de decoração – ícones, bordados, pêssankas (ovos pintados à mão em filigranas). E no gramado também tem a presença de uma escultura gigante em forma da tradicional pêssanka, em bronze e cerâmica esmaltada, executada pelo artista curitibano Jorge Seratiuk, de descendência polonesa. As pêssankas são ovos pintados à mão, em filigranas, especialmente para saudar a Páscoa.

Serviço
A ação começa nesse sábado (8/1) no Memorial Ucraniano e Bosque do Papa, e no domingo (9/1) no Bosque Alemão, sempre das 13h às 17h. 

casal etnico

Bosque Alemão, o Bosque João Paulo II e o Memorial Ucraniano passam a contar com os novos anfitriões a partir desse sábado dia 08/01/2022. Foto: Divulgação.