20/10/2021Comitiva de Campo Grande conhece serviços turísticos de Curitiba

Comitiva de Campo Grande conhece serviços turísticos de Curitiba

 

Integrante do projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) do governo federal, Curitiba está compartilhando com as demais cidades que fazem parte da iniciativa suas experiências de sucesso que vão muito além da implementação de serviços digitais. Passam também por governança, inovação, sustentabilidade e acessibilidade. 

A partir desta quarta-feira (20/10), uma delegação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (MS), também integrante do projeto-piloto de DTI, está fazendo uma visita técnica de três dias à capital para conhecer iniciativas, programas e serviços turísticos curitibanos. 

Até a próxima sexta-feira (22/10), o grupo estará conhecendo a Linha Turismo, o Liceu de Ofícios Criativos, a Fazenda Urbana de Curitiba, o Mercado Municipal, o Cine Passeio e o Passeio Público. 

A comitiva de Campo Grande é formada por Max Freitas, secretário municipal de Cultura e Turismo; Carlos Heitor, superintendente de Turismo; Cristiano de Sousa Martins, gerente de Difusão; Maristela dos Santos Silva, gerente de Mercado; e Letiscia Chalub, chefe da Divisão de Produtos. 

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, recebeu a comitiva na sede do órgão e ressaltou a importância da visita técnica. "Para Curitiba é muito importante esta troca de experiências na área de turismo inteligente, pois há uma ampliação da competitividade dos destinos, onde ganham os empreendedores do setor, com ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade; o turista, que tem a sua experiência de viagem melhorada; e a própria população do destino, que têm despertado seu espírito de pertencimento à cidade", disse ela. 

"Curitiba é referência nacional em planejameto urbano e qualidade de vida e seus seviços turísticos também são reconhecidos pela excelência em todo  o país. Por isso, estamos participando desta visita técnica", afirmou o secretário municipal de Campo Grande.

Freitas ainda se mostrou muito interessado em conhecer outras iniciativas de Curitiba na área do turismo inteligente como a integração de roteiros da Região Metropolitana, através do programa Pró-Metrópole; os editais para parcerias público-privadas em eventos como o Natal de Curitiba e também a Escola de Turismo de Curitiba, aberta em setembro para capacitação da cadeia local para a retomada econômica pós-pandemia.

De acordo com Carlos Heitor, superintendente de Turismo de Campo Grande, um grande desafio dos destinos turísticos é manter os visitantes por mais de dois dias (fim de semana) e a capital paranaense tem várias experiências de sucesso a compartilhar. "O Natal de Curitiba, por exemplo, já é bem famoso lá no Mato Grosso do Sul e vem atraindo muitos turistas de todo o país", citou ele. 

Paulo Cesar Nauiack, superintendente do Instituto Municipal de Turismo, também participou do encontro  com a comitiva na sede do órgão.

DTI 

Em abril deste ano, Curitiba foi escolhida pelo Ministério do Turismo para integrar um projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) ao lado de capitais como Rio Branco (AC), Palmas (TO), Recife (PE), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).

A iniciativa envolve, além do desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, a realização de um diagnóstico situacional dos destinos que farão parte do projeto e a capacitação de gestores federais e locais.

Está previsto, ainda, o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo que atenda às demandas dos turistas e visitantes.

comitiva campo grande turismo

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, recebeu a comitiva do MS na sede do órgão, no Centro Histórico de Curitiba. Na foto, Tatiana com Max Freitas, secretário municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande; e Carlos Heitor, superintendente de Turismo da capital do MS. Foto: Hully Paiva/SMCS