17/10/2023Construção do Plano de Turismo de Curitiba envolve todos os segmentos relacionados ao setor

Construção do Plano de Turismo envolve todos os segmentos do setor

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba está empenhado na criação do novo Plano Municipal que visa aprimorar e fortalecer o setor na cidade. Nesta semana, representantes de diversos segmentos relacionados ao turismo estão participando de oficinas de escuta setorial promovidas pelo instituto. O objetivo é coletar ideias e sugestões que ajudarão a direcionar as políticas e estratégias a serem adotadas no setor.

Essas oficinas - são 12 - fazem parte dos encontros preliminares para a construção do plano. Entre os temas em discussão, a recepção e atenção ao turista foram destaque no encontro desta terça-feira (17/10), que contou com a presença de agências de receptivo, guias de turismo, empresas de transporte voltadas ao turismo e outros profissionais afins.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, enfatiza a importância dessas oficinas. 

"Nesses encontros alinhamos diretrizes do Plano Municipal de Turismo com a participação tanto da administração pública quanto da iniciativa privada, garantindo que sejam abrangentes e de pertencimento e responsabilidade de todos os envolvidos”, declara Tatiana.

A construção do Plano Municipal de Turismo está dividida em duas etapas: a análise situacional, que será realizada até novembro deste ano, e a construção do plano, a partir do início do próximo ano. A previsão é que o plano esteja pronto e entregue até o fim do primeiro semestre de 2024.

Rodrigo Sepulcri Rosalem, credenciado pelo Sebrae-PR, apresentou o cenário turístico da cidade, propôs rodas de conversas e trocas de experiências entre os participantes.

"O objetivo aqui é uma escuta do que temos de positivo e o que precisamos melhorar, estabelecer passos para aperfeiçoar e desenvolver. Vamos transformar as ideias e sugestões em projetos e ações para melhorar o desempenho do turismo na cidade", salienta Rodrigo.

As próximas oficinas vão reunir representantes dos setores de hospedagem, gastronomia, artesanato, economia criativa e demais áreas que compõem a indústria do turismo. O foco é garantir um plano completo e abrangente, que leve em consideração as necessidades e expectativas de todos os envolvidos no desenvolvimento do turismo em Curitiba.

Plano de Turismo

Instituto Municipal de Turismo promove oficinas para a construção do novo Plano Municipal de Turismo de Curitiba. Curitiba, 17/10/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS