07/07/2023Curitiba apresenta programa de Destinos Turísticos Inteligentes em seminário internacional

Curitiba apresenta programa de destinos inteligentes no Uruguai

O Instituto Municipal de Turismo (IMT) marca presença no Turismo 360 - Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes, que acontece em Montevidéu, no Uruguai. 

O seminário que começou nessa quinta-feira (6/7), termina hoje (7/7) e tem como objetivo principal compartilhar conhecimentos e experiências sobre Destino Turístico Inteligente (DTI), reunindo gestores, professores, pesquisadores, estudantes, empresas e empresários do setor de turismo do Uruguai e diversos países.

Turismo para todos

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, foi uma das palestrantes no evento. Ela participou do painel de acessibilidade e mostrou como o tema vem sendo trabalhado dentro do programa de Destinos Turísticos Inteligentes. Ela detalhou o ecossistema de ativação com foco especial na acessibilidade, um aspecto fundamental para tornar o turismo inclusivo e aberto a todos os visitantes.

Durante sua apresentação, Turra destacou o recém-lançado Curta Curitiba Na Palma da Mão, desenvolvido pelo IMT em parceria com a Assessoria de Direitos Humanos e a Fundação de Ação Social, por meio da FabLab, responsável pela idealização e confecção das peças em impressora 3D.

Trata-se de uma nova forma de apresentar o que os visitantes veem em nossa cidade, para pessoas com deficiência visual. Peças em miniatura dos principais atrativos turísticos de Curitiba para que as pessoas cegas possam tatear e entender melhor como eles são. Juntamente, há o serviço da audiodescrição, que referencia o local onde o visitante está.

A ação inovadora oferece aos turistas e moradores uma experiência interativa. A iniciativa foi reconhecida como um exemplo de boas práticas no contexto dos Destinos Turísticos Inteligentes.

“A participação do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba no Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes reforça o compromisso da cidade em promover um turismo sustentável, inclusivo e inovador”, declarou Tatiana.

O compartilhamento de experiências e conhecimentos com outros destinos turísticos contribui para o desenvolvimento conjunto do setor e para a criação de um futuro turístico mais inteligente e acessível.

O evento é realizado pela Prefeitura de Montevidéu, em coordenação com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (UdelaR) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, com o apoio da Segittur, a Rede Ibero-Americana de Turismo Inteligente Destinations, o Instituto Cidades do Futuro, a Associação de Turismo de Montevidéu e a Associação Uruguaia de Hotéis e Restaurantes.

Seminário Internacional

Curitiba apresenta programa de Destinos Turísticos Inteligentes em Seminário Internacional. Foto: Divulgação