19/12/2022Curitiba é Marca Estrela em ranking nacional de cidades que promovem sua identidade

Curitiba é Marca Estrela em ranking nacional de branding das cidades

Curitiba é o destaque nacional entre as cidades brasileiras que adotam boas práticas de estratégias de promoção de sua identidade, em ações de place branding, segundo o estudo inédito Brasil City Brand Ranking (BCBR), da Bloom Consulting.

O levantamento analisou a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos aspectos: visitar, viver e investir. Na avaliação, Curitiba foi eleita a “Marca Estrela” nacional, categoria que reconhece as cidades que se destacaram nos três eixos analisados pelo levantamento (visitar, viver e investir).

Nesta categoria, que também avaliou as cidades por região, Curitiba também foi a Marca Estrela da Região Sul.

Essa distinção, ressalta o relatório, não é atribuída necessariamente aos municípios com melhor desempenho absoluto. A Marca Estrela é atribuída àqueles que conseguiram se destacar e alcançar posições relevantes.

A capital paranaense ficou em 2º lugar nas categorias “Investir” e “Viver” e com a 3ª posição no “Visitar”, confirmando a solidez de sua marca-cidade.

No levantamento geral, Curitiba ficou com a vice-liderança do ranking, atrás de São Paulo (SP), sendo a cidade que teve o maior crescimento no país na gestão de sua marca, confirmando o protagonismo nacional no que diz respeito à solidez do seu city branding.

“Curitiba é, sem dúvidas, um dos principais destaques positivos do primeiro BCBR. O ótimo desempenho pode ser creditado, em parte, ao bom trabalho realizado pela cidade há décadas no que tange à propagação de aspectos positivos do lugar, tal qual segurança, sistema de transporte e equipamentos culturais”, aponta o levantamento.

O ranking

Elaborado pela Bloom Consulting, empresa global especializada em Nation e City Branding e Placemaking, o ranking mede o desempenho e o impacto da marca de cada município com dados puramente quantitativos.

Isso significa que o resultado expressa as cidades que melhor adotam estratégias de promoção, visibilidade e procura proativa, bem como a presença e interação nas plataformas online e redes sociais e possuem os melhores indicadores estatísticos nas categorias consideradas no estudo.

“A Prefeitura de Curitiba tem investido fortemente para evoluir como cidade inteligente e inovadora, que avança na qualidade de vida do cidadão e é atrativa para visitantes e investidores. Também temos investido em mostrar essas ações ao mundo. Ser a Marca Estrela nacional neste ranking sinaliza que estamos no rumo certo”, afirma a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.

Cidade e Destino Inteligente

O conjunto de ações da Prefeitura têm dado à capital paranaense projeção nacional e internacional com reconhecimento de cidade inteligente e inovadora.

As iniciativas voltadas à melhoria dos serviços públicos e ao apoio à geração de emprego e renda têm mobilizado a Prefeitura de Curitiba, a Agência Curitiba e os demais atores do Vale do Pinhão, melhorando o dia a dia da população, abarcando os valores do “investir” e “viver”, com o crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social, mostrando que a cidade está preparada para os desafios do futuro.

No segmento “visitar”, Curitiba é uma das cidades brasileiras reconhecidas pelo Ministério do Turismo como Destino Turístico Inteligente (DTI), resultado de um investimento intensificado a partir de 2020, com a implantação de ações transformadoras através do Instituto Municipal de Turismo, em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae-PR e Fecomércio-PR.

O que é place branding

O place branding é a construção de uma identidade. Uma marca-lugar é um ativo tangível e intangível de cada país (nation branding), região, município (city branding), bairro ou qualquer local com uma identidade coletiva própria.

O Brasil City Brand Ranking

O Brasil City Brand Ranking (BCBR) visa incentivar os municípios a conhecerem e reconhecerem suas potencialidades, e alçá-los ao patamar de uma marca-cidade e, principalmente, posicioná-los estrategicamente para facilitar a atração de investidores, visitantes ou talentos, domésticos ou internacionais.

A avaliação foi construída em três categorias - econômica (Investir), social (Viver) e turística (Visitar) - considerando-se três mensurações estatísticas. A primeira foi a coleta de dados recentes provenientes de fontes oficiais; a segunda, a análise empreendida com o algoritmo a partir de pesquisas online sobre os municípios realizadas nos principais buscadores; e a terceira variável avaliou a performance dos canais de comunicação dos municípios, como seus sites oficiais e páginas em redes sociais.

No ranking geral, a campeã foi a cidade de São Paulo (SP), seguida de Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) nas três primeiras posições. Salvador (BA) e Fortaleza (CE) completam o Top 5 do ranking.

Ações de Curitiba que a colocam como destaque nacional em place branding

ranking nacional

Fazenda Urbana. - Foto: Daniel Castellano / SMCS