16/09/2022Curitiba e Medellín trocam experiências de destinos inteligentes

Curitiba e Medellín trocam experiências de destinos inteligentes


A Prefeitura de Curitiba participa até este sábado (17/9) de uma missão técnica na cidade de Medellín (Colômbia), considerada um Destino Turístico Inteligente (DTI) já consolidado. 

Desde 2020, Curitiba vem implantando ações para ser um Destino Turistício Inteligente, através do Instituto Municipal de Turismo, em parceira com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae-PR e Fecomércio-PR

Imersão em DTI

O Instituto Municipal de Turismo é representado por Wellington Medeiros, coordenador do programa de DTI. 

O encontro conta também com profissionais do Sebrae-PR e Fecomércio-PR, organizadores da missão, além de representantes do setor privado, Academia, comunidade e da Paraná Turismo, membros do Ecossistema Curitiba DTI.

"Ter a oportunidade de vivenciar na prática como funciona uma cidade como Medellín, que desenvolve ações e iniciativas atendendo os conceitos de destino turístico inteligente, é enriquecedor”, salienta Wellington.

Ele cita com exemplo a Central de Turismo Inteligente implantada em Medellín, que chama a atenção por ser um lugar acolhedor e proporcionar uma imersão dos visitantes com o que a cidade e o entorno oferecem. “É uma sala sensorial que estimula o turista a querer conhecer melhor a cidade, além de trazer elementos de acessibilidade e tecnologia aos visitantes”, conclui.

Medellín como exemplo

Com cerca de 3,7 milhões de habitantes, Medellín, é considerada a segunda maior cidade da Colômbia. Aderiu ao projeto Destinos Turísticos Inteligentes, promovido pela Sociedade Mercantil Estadual de Gestão da Inovação e Tecnologias em Turismo, da Espanha, em dezembro de 2020. 

Possui um ecossistema de inovação ativo e em evolução, desenvolvendo projetos que abrangem aspectos de modernização do Observatório Turístico para uma Unidade de Inteligência Turística; desenvolvimento da Marca Cidade; campanha Destino Turístico Seguro Medellín; programa de estímulo à Sustentabilidade e Reativação do Setor de Turismo; fortalecimento de iniciativas comunitárias com foco no Turismo Criativo; projetos de infraestrutura Caminho Universal dos Sentidos; Centro Inteligente de Experiência e Atendimento ao Visitante. 

Em 2013, Medellín foi declarada a cidade mais inovadora do mundo no concurso City of the Year, do Wall Street Journal. Atualmente consolida-se como destino de referência internacional em práticas de inovação urbana e resiliência social. 

 

 

Curitiba e Medellín

Curitiba e Medellín trocam experiências de DTI. Foto: Divulgação