Quatro programas desenvolvidos pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) foram premiados no Desafio Turistech Brasil. O resultado foi divulgado no início da tarde desta quinta-feira (18/11), em evento on-line.
Com o projeto Destino Turístico Inteligente (DTI), que vem sendo desenvolvido pelo IMT, a cidade ficou em segundo lugar na categoria Destino, Academia e Empresas. O Liceu de Ofícios Criativos, a Escola de Turismo de Curitiba e o Plano de Retomada da Economia das empresas do setor receberam Menção Honrosa, na mesma categoria.
“Estamos promovendo diversas ações para retomar o turismo em nossa cidade e região, de forma inovadora e responsável, pois o setor foi bastante afetado durante a pandemia”, declarou Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Além da equipe do IMT, do Sebrae/PR, da Agência Curitiba e de consultores contratados pelo convênio, o projeto Destino Turístico Inteligente conta com a participação de agentes públicos municipais de diversas secretarias, da Paraná Turismo, iniciativa privada e academia.
No caminho certo
O Desafio Turistech Brasil é realizado pelo Ministério do Turismo (MTur); pelo Wakalua Innovation Hub (primeiro hub global de inovação em turismo presente em mais de 150 países), em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU dedicada ao turismo; com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Sebrae.
"Passado um ano do início do trabalho do projeto Curitiba Destino Turístico Inteligente, receber este reconhecimento nos traz satisfação e demostra que estamos indo na direção certa com as ações desenvolvidas até este momento", disse Wellington Rafael Medeiros, analista em Turismo no IMT.
Foram 351 projetos inscritos de 24 unidades da federação e três rodadas de avaliação em uma disputa acirrada. A etapa final ocorreu na manhã desta quinta-feira, com a defesa do projeto Destino Turístico Inteligente em um pitch on-line.
A avaliação dos projetos do Desafio foi feita por líderes do turismo e da inovação. A análise se baseou em quesitos como contribuição ao turismo, natureza inovadora e grau de desenvolvimento. As melhores iniciativas de cada categoria conquistarão visibilidade no Brasil e no exterior, além de mentoria com especialistas em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até março de 2022.