08/11/2022Curitiba participa de seminário sobre cidades e destinos inteligentes

Curitiba participa de seminário sobre cidades e destinos inteligentes

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, apresentou, nesta segunda-feira (7/11), as ações que Curitiba vem desenvolvendo no processo de Destino Turístico Inteligente (DTI), no 5° Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, que acontece em Belo Horizonte.

“Participar desse evento posiciona Curitiba como um dos destinos referência no desenvolvimento da metodologia DTI no Brasil. Também é importante estar acompanhando como os demais destinos trabalham para o cumprimento das metas para a transformação em destino inteligente”, comenta Tatiana.

Curitiba apresentou as ações que vem desenvolvendo para cada um dos eixos estratégicos da metodologia DTI Brasil, com foco nas que possam gerar coletas de dados visando a melhoria da gestão: Comitê Técnico de Dados Turísticos; Wi-fi Curitiba; Sistema de Gestão do Turismo (SGT), módulo dos programas de produção associada ao turismo/artesanato do IMT; plataforma Guia Curitiba (agendamentos online para visitação a Torre Panorâmica, eventos de Natal e Fazenda Urbana); Vitrine Virtual da Feira do Largo da Ordem; Linha Turismo (número de embarques); Muralha Digital; apoio a eventos.

O seminário, que termina nesta terça-feira (8/11), promove o debate sobre as perspectivas das cidades e destinos inteligentes na América Latina, com todos os desafios de mudanças climáticas, inclusão digital, entre outros, nesse contexto de transformação.

DTI Brasil e o Instituto Ciudades del Futuro

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das cidades turísticas e, ao mesmo tempo, oferecer melhores experiências aos visitantes, o Ministério do Turismo do Brasil começou o ano de 2021 determinado a transformar destinos em experiências inovadoras e únicas, melhorando a qualidade de vida de seus moradores.

O Instituto Cidades do Futuro (ICF) é parceiro nesse processo de avanço na construção de um modelo metodológico que permite o desenvolvimento de "Destinos Turísticos Inteligentes" no Brasil, buscando melhorar a gestão e os níveis de competitividade turística do Destinos.

A metodologia foi adaptada para a realidade brasileira pelo ICF e está sendo implantada, além de Curitiba, em outros nove destinos do país, em projeto-piloto: Angra dos Reis, Brasília, Campo Grande, Florianópolis, Palmas, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro e Salvador.

Seminário de Cidades Inteligentes

Curitiba participa de Seminário de Cidades Inteligentes em Minas Gerais. Foto: Divulgação