21/09/2022De feiras especiais a Jardins de Mel, cinco programas para curtir Curitiba na primavera

Com feira especial e beleza das flores, Curitiba recebe a primavera


A chegada da primavera, nesta quinta-feira (22/9), é um bom motivo para turistas e moradores explorarem ou redescobrirem atrações de Curitiba, com os mais de 40 parques e bosques.

“Com o clima mais ameno, nos próximos meses, o que não faltam são opções de passeios que encantam pela natureza e sustentabilidade, outros pela cultura e tradição e até por levar o visitante a momentos de contemplação e reflexão”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Cinco dicas para aproveitar ainda mais a cidade

Cores primaveris nos parques, bosques e jardins

Petúnias rosas, begônias e bocas-de-leão são alguns exemplos de flores da estação que começam a dar nova cor aos parques, bosques e jardins de Curitiba. 

Relaxantes ou para atividades físicas, românticos ou para encontrar amigos, há espaços verdes em cada canto da cidade. Seja o Barigui, o Tingui, o Bosque do Papa, o Jardim Botânico, o Tanguá, o Passaúna ou o Lago Azul, é impossível não passear pela capital sem cruzar com alguns deles. 

Com a chegada da primavera, trilhas, pistas de corrida, árvores, lagos, túneis, cascatas, belvederes, pontes e novas flores ficam ainda mais convidativos para caminhar, praticar esportes, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar a vida sentado no gramado, ao ar livre.

Feiras da Primavera e Criança no Centro

A chegada da estação das flores marca a abertura das tradicionais Feiras Especiais da Primavera e Criança de Curitiba, que começam com a nova estação nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro. 

As barracas vão reunir artesanato e culinária da capital, região metropolitana, além de lembranças criativas e lúdicas com temática de flores e para presentear os pequenos no Dia das Crianças (12 de outubro). 

As feiras começam nesta quinta-feira (22/9) e vão até 11 de outubro. A da Praça Osório funcionará de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 19h30. Na Praça Santos Andrade, funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h. 

Doce encanto nos Jardins de Mel

Quando as flores começam a desabrochar, na primavera, as abelhas iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen. Os melhores lugares para apreciar este ritual são os Jardins de Mel, que se espalham por vários espaços da Prefeitura e reúnem charmosas casinhas repletas de abelhas sem ferrão. São mais de 80 locais na cidade.

As colmeias podem ser apreciadas em locais como a Praça Osório, o Parque Barigui, o Jardim Botânico, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia, o Bosque Reinhard Maack e o Parque Tingui, além de estar em hortas comunitárias como a do Rio Bonito, no Campo do Santana, a da Visitação, no Boqueirão, e a Santa Rita IV, no Tatuquara.

O programa Jardim de Mel tem como objetivo tornar a população mais consciente sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta.

Hortas do Tatuquara ao Cajuru

Em meio a linhas de alta tensão ou trilhos de trem, pés de alface, couve, brócolis e temperos. Um programa diferente, com clima de primavera, é conhecer uma das 126 hortas comunitárias urbanas com apoio da Prefeitura. 

Uma das maiores é a Horta Comunitária Santa Rita IV, no Tatuquara, que reúne 88 famílias de produtores. Além de plantarem para consumo próprio, os agricultores doam para entidades filantrópicas e vizinhos. 

Do outro lado da cidade, no Cajuru, está outro ponto que tem apoio do município. No local, produtores cultivam canteiros repletos couve, rúcula, alface, almeirão e mostarda. 

Para turistas e curitibanos que se interessaram em conhecer os locais, a Horta Santa Rita IV fica na Rua Pero Vaz de Caminha, s/n, no Tatuquara. Já a Horta do Cajuru fica em frente ao número 100 da Rua Emilio Bertolini.

Rua das Flores

Os canteiros do calçadão da Rua XV de Novembro - ou Rua das Flores, como é carinhosamente conhecida - trazem o clima da primavera a quem passeia pelo local. O colorido das flores ganha um encanto especial na estação.

Além dos canteiros cheios de petúnias e bocas de leão, as bancas comerciais que vendem flores no calçadão oferecem grande abundância das flores da estação, como begônias, sálvias e tagetes. 

Ótima oportunidade para curtir um passeio pela Rua das Flores, conhecer prédios históricos, bares, restaurantes, confeitarias, lojas comerciais e ainda levar um pouco da primavera curitibana para casa. 

Curitiba na primavera

Relaxantes ou para atividades físicas, românticos ou para encontrar amigos, há espaços verdes em cada canto da cidade. Foto: Hully Paiva/SMCS