06/03/2023Desenvolvimento urbano de Curitiba inspira município histórico de Minas Gerais

Desenvolvimento urbano de Curitiba inspira município de Minas Gerais

O Instituto Municipal de Turismo (IMT) recebeu na nesta segunda-feira (6/3) uma comitiva da cidade de Paracatu, Minas Gerais. Secretários e técnicos da cidade mineira foram recebidos pela presidente do IMT, Tatiana Turra; o superintendente, Paulo Nauiack; a gerente de Turismo e Eventos, Janaína Reatti; e o representante do setor de produtos turísticos, Dalci Sontag Júnior.

Foram apresentadas as ações de Curitiba como Destino Turístico Inteligente (DTI), Fazenda Urbana, mobilidade urbana e o case do Natal de Curitiba

“É um prazer recebê-los, nossa cidade é reflexo de boas ações que vem sendo implantadas há muitos anos. Na questão do DTI não é apenas a estrutura municipal que é importante nesse processo. Cada vez mais precisamos dos parceiros da iniciativa privada”, declara Tatiana Turra.

Município histórico de Minas Gerais

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Igor Araújo Diniz, Paracatu é uma cidade histórica atípica tombada pelo Iphan, fora do eixo dos outros municípios com a mesma vocação turística.

Há apenas 232 km de Brasília, a cidade está no cerrado brasileiro, possui agronegócio de ponta, mineração de ouro e turismo de negócios.

“Nós nos inspiramos muito em vocês, vocês pensam a cidade para as pessoas e nós queremos isso para Paracatu. Queremos avançar no planejamento e desenvolvimento urbano”, salientou Luciana Thomé, consultora do Sebrae/MG.

Mobilidade urbana

Durante o período da tarde os integrantes da comitiva vão visitar a Fazenda Urbana e se reúnem com a diretoria da Urbs para conhecer o sistema de transporte urbano de Curitiba e Linha Turismo.

Também fazem parte da equipe mineira: Patrícia Dias Rezende e Rhayssa Pinto Costa Neto, analistas do Sebrae/MG; Wilker Lemos Garcia, diretor Secretaria de Obras/Departamento de Paisagismo; Márcio Silva Couto, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico; e Leonardo Barros de Oliveira, presidente Agência de Desenvolvimento de Paracatu.

Reunião no Turismo comitiva de Paracatu/MG

A presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra, recebe comitiva da Prefeitura de Paracatu/Minas Gerais para troca de informações. Curitiba, 06/02/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.