07/02/2024Ecossistema Curitiba DTI aborda planejamento do Smart City Expo e Fidi

Curitiba DTI aborda planejamento do Smart City Expo e Fidi

Nesta quarta-feira (7/2), integrantes do Ecossistema Curitiba Destino Turístico Inteligente (DTI) fizeram o primeiro encontro de 2024, na sede Sebrae. O evento foi marcado por discussões estratégicas sobre o planejamento de grandes eventos, destacando-se a Feira Internacional de Destino Inteligente (Fidi) e a Smart City Expo, ambas programadas para março na capital paranaense.

"Estes eventos destacam Curitiba no cenário internacional das feiras, ao mesmo tempo que oferecem oportunidades valiosas para fortalecer o ecossistema local de networking e negócios", ressalta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

 

Smart City Expo

Juliana Palacios, brazilian content manager do Smart City Expo Curitiba, apresentou detalhes do evento que ocorrerá de 20 a 22 de março. Ela destacou a importância do encontro chancelado pela Fira Barcelona, uma instituição renomada no mercado internacional de feiras desde 1932, e afirmou ser uma oportunidade para conexões, citando o sucesso da edição anterior em 2023, que gerou R$ 150 milhões em negócios, contou com 65 patrocinadores e recebeu 15 mil participantes.

Fidi 2024

O argentino Gonzalo Alfredo La Rosa, consultor do Instituto Ciudades del Futuro, apresentou detalhes da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi). Compartilhou insights sobre a experiência do ecossistema DTI, destacando a participação de destinos internacionais como Benidorm e Santander, cidades espanholas reconhecidas por suas iniciativas em destino turístico inteligente na Europa.

A Fidi 2024 será nos dias 17, 18 e 19 de março em Curitiba, promovendo um ambiente propício para o compartilhamento de experiências e conhecimento sobre modelos de destinos inteligentes. Estão confirmados mais de 30 palestrantes renomados e a realização de dez circuitos temáticos integrados. Haverá ainda um app exclusivo para acessar a agenda do evento, inscrever-se para assistir às conferências, obter detalhes dos circuitos.

Dinâmicas de estudo

Além das apresentações, os participantes do encontro desta quarta realizaram uma dinâmica de Matriz SWOT dos Eixos Estratégicos, uma ferramenta de análise que considera as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente interno e externo. Divididos em grupos, os membros analisaram os diversos eixos estratégicos, promovendo uma reflexão abrangente sobre o atual cenário e potenciais direções para o futuro.

Antes do encerramento, foi apresentado o mapa de projetos de 2024, com foco na obtenção do Selo DTI Brasil, bem como o progresso dez 10 eixos estratégicos que o compõem: governança, segurança, sustentabilidade, acessibilidade universal, mobilidade e transporte, tecnologia, inovação, promoção e marketing, experiência e criatividade.

Por fim, o encontro abordou o Agit Curitiba (Áreas Geográficas de Interesse Turístico), reforçando o compromisso do Ecossistema Curitiba DTI com o desenvolvimento e promoção do turismo inteligente na região.

turismo

O Ecossistema Curitiba Destino Turístico Inteligente (DTI) reuniu seus membros para o primeiro encontro do ano de 2024. Curitiba, 07/02/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS