07/07/2022Festival de Inverno traz música, cinema e gastronomia no Centro Histórico

Centro histórico de Curitiba terá música, cinema e gastronomia

Começa nesta quinta-feira (7/7) a 10ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico. Até o dia 16 de julho, a região mais antiga e uma das mais charmosas da cidade recebe o Festival que faz parte da programação do Inverno Curitiba.

Durante 10 dias, moradores e turistas podem aproveitar a extensa programação com muita música, arte, gastronomia, cinema ao ar livre, atrações circenses, além de agradáveis caminhadas pelo roteiro histórico.

De acordo com Jorge Tonatto, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas circulem pela região do Largo da Ordem no período.

“É com muita alegria que celebramos os 10 anos da nossa Rede com o retorno do Festival de Inverno ao formato presencial. Nossa região concentra um complexo arquitetônico muito importante para a memória da cidade e é uma oportunidade para que todos conheçam mais a nossa história e os estabelecimentos que enriquecem o local com serviços, produtos, gastronomia e cultura”, destaca.

A abertura oficial do evento acontece no Memorial de Curitiba a partir das 18 horas, com shows gratuitos. A Banda Lyra comemora os seus 40 anos ao lado da Spok Frevo Orquestra e haverá a apresentação do Mesa de Dois.

Gastronomia e cinema ao ar livre

Assim como aconteceu na edição de 2019, entre os dias 07 e 09 de julho, tem a feira gastronômica e de economia criativa na Rua Dr. Claudino dos Santos, no calçadão em frente ao Memorial de Curitiba, com mais de 15 barracas de estabelecimentos da região e convidados.

Os valores dos pratos são variados e a partir de R$ 10. As bebidas (refrigerante, água e cerveja pilsen) também serão comercializadas com preços tabelados. Na parte de gastronomia já confirmaram presença os associados: Armazém Giuseppe, Quintal do Monge, Palco dos 5 Sentidos, Schwarzwald – Bar do Alemão, Oriente Árabe, Hotel Blumenau (doces) e como convidados, o Aero Burgers, Limoeiro Casa de Comidas, 10 Pastéis, Mister Brasa, Al Sutan e Pizza Crek. Já na parte de economia criativa, a Casa do Fumo participa, com artesanatos.

Ainda como uma opção para aproveitar o centro histórico ao ar livre, o Festival de Inverno traz, pela primeira vez a Curitiba, o projeto Cine Geek, que está percorrendo o Brasil exibindo filmes e desenhos de classificação livre em sessões de cinema gratuitas e transmitidas em uma carreta de mais de 20 metros de largura. Os amantes da sétima arte podem assistir aos filmes entre as 18h e 22h, no calçadão do Largo da Ordem, ao lado do Memorial de Curitiba, de 07 a 09 de julho. O projeto também oferece oficinas de stop motion e exposição dentro da carreta durante o dia.

Atrações para todos os gostos e idades

O Memorial de Curitiba concentra a maior parte das apresentações musicais do Festival de Inverno. Com curadoria da Fundação Cultural de Curitiba, o palco do Memorial recebe shows gratuitos de bandas dos mais variados estilos entre 07 e 10 de julho.

E a alegria está garantida com o espetáculo “Gran Circo Stopim”, da Cia dos Palhaços, que está em cartaz no Espaço Fantástico das Artes. A atração mistura teatro, circo, música e conta ainda com muita interação do público, em uma homenagem aos circos do passado. Durante o Festival, são três apresentações: 09, 10 e 16 de julho, às 11 horas. Os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.

Gastronomia para todos os paladares

A gastronomia é um dos principais atrativos do Festival de Inverno, por isso, assim como nas edições passadas, os estabelecimentos da região prepararam receitas diferenciadas que são vendidas no período do evento.

Pratos típicos do inverno curitibano, como o risoto de pinhão e o nhoque de batata doce recheado com castanha do Pará e queijo cheddar, do restaurante Jeito Mineiro, por exemplo, prometem aquecer os dias mais frios.

Já o restaurante Oriente Árabe está com um cardápio diferenciado de inverno e, para o Festival, preparou os seguintes pratos: Fatti de cordeiro (carneiro ao molho de coalhada e grão de bico), Kibe Labnie (Kibes cozidos no molho de coalhada) e Sopa de Lentilha.

A programação completa da 10ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico, com valores, endereços e horários das atrações podem ser consultados aqui. A iniciativa tem o apoio do Instituto Municipal de Turismo, do Curta Curitiba, Inverno Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço: 10ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba
De 07 a 16 de julho de 2022
Local: Largo da Ordem (Centro Histórico de Curitiba)

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.