12/12/2023Greca anuncia realização, em 2024, da Feira Internacional de Destinos Inteligentes em Curitiba

Curitiba sedia Feira Internacional de Destinos Inteligentes em 2024

Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo pela World Smart City Awards 2023/Fira Barcelona, também é pioneira na adoção da metodologia espanhola de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil e reforça sua posição inovadora ao ser escolhida como a cidade anfitriã da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) em 2024. O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (12/12), na companhia do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.

A Fidi 2024 acontece nos dias 17, 18 e 19 de março do próximo ano e espera atrair mais de mil participantes em sua primeira edição presencial na cidade. Estão confirmados mais de 30 palestrantes renomados e a realização de 10 circuitos temáticos integrados, além de um APP exclusivo, onde será possível acessar a agenda do evento, inscrever-se para assistir às conferências, obter detalhes dos circuitos, entre outras experiências.

Greca enalteceu a feira, que será sucedida pela Curitiba Smart City Expo, que acontecerá na sequência, nos dias 20, 21 e 22 de março. 

“A Feira vai se desenvolver a partir do coração da nossa cidade, o Largo da Ordem, e se espalhar por diversos pontos de Curitiba. Viva Curitiba, endereço da Feira Internacional de Destinos Inteligentes”, declarou Greca.

O prefeito ainda apresentou dados que foram divulgados na edição de Ph. D. de Angélica Molteni-Paixão, com o tema “De smart city a destino turístico inteligente”, que traz uma agenda de transição para gestão, governança e marketing colaborativo das cidades. 

A Fidi vai abraçar a cidade 

Os circuitos temáticos integrados abordarão os eixos DTI: Governança, Tecnologia e Dados, Sustentabilidade ambiental, Sustentabilidade econômica, Sustentabilidade social, Criatividade e cultura, Acessibilidade universal, Experiências turísticas, Promoção e marketing, Inovação e Mobilidade e transporte.

Ao comentar sobre o anúncio, Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal do Turismo de Curitiba, destacou a importância do evento para a cidade. "Anunciar a Feira Internacional de Destino Turístico Inteligente em Curitiba é algo que queríamos muito e estamos muito felizes. O tema da inovação sempre foi o DNA de Curitiba, que é considerada uma smart city, e isso faz cada vez mais sentido. Realizar este evento é um marco para conquistarmos essa referência mundial de cidade inteligente", explicou Turra. "Só em 2022 nós recebemos 7,4 milhões de turistas, um resultado superior à última pesquisa realizada em 2018, pré-pandemia", completou.

O diretor do Instituto Ciudades del Futuro, Gonzalo Alfredo La Roza, fez uma apresentação antecipando alguns aspectos interessantes da Fidi 2024. Os visitantes não só poderão mergulhar no universo dos DTI, mas também terão a oportunidade de explorar e desfrutar da cidade, percorrendo as ruas e conhecendo os principais atrativos turísticos, levando a experiência para outro nível.

“Curitiba é um exemplo de inovação, de urbanização e referência mundial em várias outras iniciativas e essa é uma ótima oportunidade de conhecermos a cidade com a qual estamos trabalhando a distância há alguns anos”, destacou La Rosa.

A iniciativa de realizar a Feira Internacional de Destinos Inteligentes em Curitiba segue o sucesso da primeira edição, que ocorreu de forma virtual em uma plataforma 3D. O evento online contou com a participação de 133 destinos, 406 palestrantes e envolveu 30 mil participantes ao longo de dez dias. Agora, a Fidi 2024 busca proporcionar uma experiência presencial completa, incentivando a interação, aprendizado e a descoberta da cidade por meio de 11 circuitos temáticos.

A Fidi 2024 proporcionará um ambiente propício para o compartilhamento de experiências e conhecimento sobre modelos de destinos inteligentes. O evento se consolida como uma oportunidade única para Curitiba mostrar sua expertise em inovação e consolidar sua posição como referência global em cidades inteligentes.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, ressaltou a importância do Turismo na administração do Estado e salientou as parcerias e o crescimento no setor. “O resultado aí está, 37% no crescimento do setor, o maior do país, e apenas estamos começando, seguimos trabalhando para ampliar esses dados e nos consolidarmos ainda mais como destino”, comemorou.  

Trajetória de sucesso

Desde 2020, Curitiba adotou a metodologia Destino Turístico Inteligente como gestão para o turismo no município. Essa é uma metodologia desenvolvida pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas – Ministério de Indústria, Comércio y Turismo de España e aplicada por muitas cidades em toda Europa e América Latina.

A aplicabilidade e efetividade da metodologia foi reconhecida pelo Ministério do Turismo em 2021, quando elegeu os dez primeiros municípios brasileiros para a adaptação de uma metodologia nacional e Curitiba foi contemplada desde o início.

Além do atendimento dos requisitos propostos pela metodologia, Curitiba se destacou no ambiente de governança e em projetos inovadores.

Presenças

Também compareceram ao lançamento o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; o secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes; o diretor técnico do Sebrae-PR, Cesar Reinaldo Ricetti; os vereadores Serginho do Posto e Mauro Bobato; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, entre outros convidados. 

Evento FIDI

Evento de lançamento da FIDI Feira Internacional de Destinos inteligentes no Salão Brasil com a presença do Prefeito Rafael Greca e demais autoridades - Curitiba, 12/12/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS