04/04/2022Instituto Municipal de Turismo atualiza dados do setor gastronômico

Instituto Municipal de Turismo atualiza dados do setor gastronômico

O setor de gastronomia da cidade está sendo convidado a participar de uma pesquisa elaborada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT). Receberam o questionário, bares, restaurantes, confeitarias e afins do setor que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) e os estabelecimentos com o maior número de avaliações no site de viagens TripAdvisor.

A pesquisa também foi encaminhada para as seguintes entidades replicarem aos associados: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha), Rede Empresarial Centro Histórico, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade, Curitiba Convention e Visitors Bureau (CCVB), Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (Procerva), Mercado Municipal, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomercio-PR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR).

“Esse levantamento é importante para atualizarmos nosso banco de dados de serviços turísticos, subsidiar ações de fortalecimento e divulgação, assim como nos dar um panorama da acessibilidade e inclusão nos serviços gastronômicos de Curitiba”, salienta Maíra Pedron, analista em Turismo no IMT.

Banco de dados

O levantamento vai auxiliar o IMT a atualizar o banco de dados e a perceber o panorama do setor relativos às necessidades de Curitiba no processo de Destino Turístico Inteligente (DTI). Acessibilidade, inovação, sustentabilidade, experiência, estrutura, nicho de mercado, número de funcionários, redes sociais, estão entre os assuntos abordados.

A pesquisa é respondida em plataforma on-line pelo link encaminhado pelo IMT. Caso alguma empresa do setor habilitada a participar não tenha recebido o convite, pode entrar em contato pelo e-mail pesquisaturismo@curitiba.pr.gov.br. O link ficará ativo até o dia 20 de abril.

"Optamos pelo formato de pesquisa on-line pela praticidade, maior alcance e agilidade na coleta dos dados. Conhecer nossa oferta turística é essencial para a consolidação de Curitiba como Destino Turístico Inteligente”, comenta Carla Männich, técnica em Turismo e assessora de Dados e Pesquisas no IMT.

Vitrine especializada

Quem participar da pesquisa fará parte da base de dados disponível na aba Onde Comer do site do Instituto Municipal de Turismo, fonte de consulta de muitos turistas que visitam a capital (https://turismo.curitiba.pr.gov.br/categoria/restaurantes/9).

Instituto Municipal de Turismo

Instituto Municipal de Turismo faz levantamento com setor gastronômico9. Foto: Pedro Ribas/SMCS