29/04/2022Instituto Municipal de Turismo faz demonstração de nova tecnologia

Instituto Municipal de Turismo faz demonstração de nova tecnologia

 

O Instituto Municipal de Turismo (IMT) recebeu na tarde desta sexta-feira (29/5), dois grupos de participantes do Fórum Paraná Turístico 2026 - Inteligência no Turismo, que está sendo realizado na cidade. 

O Fórum é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), acontece a cada dois anos e reúne técnicos em turismo vindos de regiões turísticas do interior do estado.

A visita ao IMT faz parte da agenda do Fórum e reuniu cerca de 20 pessoas do setor público e privado envolvidos no desenvolvimento do setor. O grupo teve a oportunidade de conhecer em primeira mão o aplicativo Centro Histórico de Curitiba, que ainda será lançado no próximo mês. 

“O encontro foi uma oportunidade de apresentar as ações de Curitiba para a transformação em um destino inteligente. O aplicativo vai possibilitar uma maior interação do turista com as atrações da cidade e uma melhor experiência nos estabelecimentos ligados ao turismo”, declara Wellington Medeiros, analista em Turismo no IMT. 

Tecnologia aplicada ao turismo

O aplicativo tem como funcionalidade fazer com que o visitante percorra a região histórica da cidade, com georreferenciamento e uso de realidade aumentada. O usuário também poderá participar de desafios em que deverá percorrer a lista de atrativos turísticos da região com uso de tecnologia de gameficação.

No final entra um vídeo de uma das empresas parceiras da Rede Empresarial do Setor Histórico e o usuário ganhará uma bonificação para uso em uma delas. 

A ferramenta é uma das soluções tecnológicas desenvolvida pelo Plano de Retomada da Atividade do Turismo, lançado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Sebrae/PR, como enfrentamento dos impactos causados pela pandemia no turismo. Essa é mais uma ação de desenvolvimento de Curitiba em Destino Turístico Inteligente (DTI). 

Instituto Municipal de Turismo

Instituto Municipal de Turismo faz demonstração de nova tecnologia. Foto: Divulgação