09/02/2022Instituto Municipal de Turismo recebe mentoria do BID

Instituto Municipal de Turismo recebe mentoria do BID

Equipe do Instituto Municipal de Turismo recebe mentoria gratuita do departamento de Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os encontros on-line que vem ocorrendo sempre às quintas-feiras, são fruto de um prêmio recebido pela instituição após conquistar o segundo lugar na categoria Destino, Academia e Empresas no Desafio Turistec Brasil 2021, com o projeto Destino Turístico Inteligente (DTI).

“É o reconhecimento de todo o trabalho colaborativo que vem sendo desenvolvido pelo destino Curitiba, e tem nos colocado em contato com pessoas do mundo todo, ampliando o nosso conhecimento. Nos proporciona o contato com as tendências mundiais do setor ao mesmo tempo em que também internacionalizamos o nosso destino”, afirma Tatiana Turra, presidente do IMT.

A competição promovida pelo Ministério do Turismo recebeu mais de 350 inscrições de 24 Unidades da Federação. O Liceu de Ofícios Criativos, a Escola de Turismo de Curitiba e o Plano de Retomada da Economia das empresas do setor receberam Menção Honrosa, na mesma categoria.

“A troca é muito rica, estamos tendo a oportunidade de exercitar uma dinâmica onde somos provocados a potencializar essa visão desruptiva com foco no atendimento ao turista e não mais apenas como um centro de informações turísticas”, explica Paulo Nauiack, superintendente do IMT, que participa da mentoria.

Encontros virtuais

No primeiro encontro foi apresentado pela especialista em turismo do BID, Juliana Bettini Vicente, a importância de repensar os espaços de atendimento ao turista. Foram analisados novos conceitos buscando a aplicação de ações que imprimam ações de Destino Turístico Inteligente. 

“A ideia é que quem procura nossos centros de atendimento receba uma visão mais ampla da nossa cidade, que vai além dos nossos espaços turísticos, e tenha contato com uma visão geral de práticas de sustentabilidade, interatividade e vanguarda. Onde já somos referência internacional”, comenta Janaína Reatti, gerente de turismo no IMT, que também participa da mentoria.

Entre os assuntos que serão debatidos durante os encontros, destacam-se o foco no atendimento, uso de técnicas de marketing e a importância de traçar um perfil de quem procura os Centros de Atendimento ao Turista (CAT).

LEIA MAIS:

 

Instituto Municipal de Turismo

Equipe do Instituto Municipal de Turismo recebe mentoria gratuita do departamento de Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foto: Divulgação