03/10/2022Museus, memoriais e centros culturais da cidade ganham um guia on-line

Museus, memoriais e centros culturais da cidade ganham um guia on-line

Instituto Municipal de Turismo (IMT) está lançando o guia on-line de Museus e Memoriais. Agora turistas e moradores têm acesso a diversas informações na hora de programar o passeio das férias ou tornar o fim de semana mais agradável.

O guia traz informações de 29 museus, nove memoriais e ainda dois centros culturais. Quem explorar o guia vai encontrar um breve relato de cada local, facilitando a escolha dentre as opções de museus e memoriais, e planejar o passeio. As atrações trazem apelos históricos, artísticos ou temáticos.

Três locais pouco conhecidos que fazem parte do Guia

MUSEU DA FOTOGRAFIA

Inaugurado em 1998, o Museu da Fotografia foi o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina. Em seu acervo estão aproximadamente 1.500 imagens de grandes nomes da fotografia brasileira como Sebastião Salgado, Claudia Andujar, João Urban, Luiz Braga, Bóris Kossoy, Walter Firmo, German Lorca, Vilma Slomp, Marcelo Buainain, Miguel Rio Branco, que formam uma das mais representativas coleções da fotografia brasileira contemporânea. O Museu da Fotografia mantém um calendário anual de exposições com obras do acervo, além de abrigar mostras de fotógrafos brasileiros e estrangeiros

Serviço
De terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos das 12h às 18h
R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro

MUSEU PLANETA ÁGUA

Localizado na primeira estação de tratamento de água e esgoto de Curitiba, o Museu Planeta Água é um espaço interativo, dedicado ao conhecimento e à preservação da água. A museografia criativa e sensorial, proporcionada por diferentes suportes imersivos, como projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons, resulta em uma visitação ativa àqueles que mergulham nessa experiência.

Serviço:
De terça a sábado das 9h às 17h. Domingo e segunda fechado.
R. Eng. Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã

MUSEU DRA. ZILDA ARNS

No Memorial, o visitante pode conhecer a trajetória de vida e trabalho de Zilda Arns Neumann. O espaço retrata a história da médica desde sua infância, em Forquilhinha (SC), a escolha vocacional, seu trabalho como pediatra e sanitarista e a criação da entidade que a tornou conhecida em todo o mundo, a Pastoral da Criança. O espaço traz ainda objetos pessoais, premiações, homenagens, informações sobre sua última viagem (ao Haiti, em 2010), além de contar com o escritório, onde a médica trabalhava, reconstituído conforme estava antes da viagem ao país caribenho.

Serviço
Segunda a sexta: das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 19h.
R. Jacarezinho, 1.691 – Mercês

A lista completa das atrações está disponível no Guia, clique aqui e acesse.

Guia on-line

Museus, memoriais e centros culturais da cidade ganham um guia on-line. - Na imagem, Solar do Barão. Foto: Divulgação