18/03/2022Turismo de Curitiba é destaque em Festival de Cidades Criativas

Turismo de Curitiba é destaque em Festival de Cidades Criativas

 

Iniciativas de turismo inteligente de Curitiba, como a Escola de Turismo, o Liceu de Ofícios Criativos, a rede de lojas #CuritibaSuaLinda e o programa Madeira nas Arcadas, são destaques no Festival de Verão Cidades Criativas, em João Pessoa (PB). O evento, que começou terça-feira (15/3) e vai até sábado (19/3), reúne os municípios brasileiros que integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco. 

Curitiba participa da seleta rede internacional, na categoria Design, ao lado de cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria). Por integrar a rede, a capital paranaense tem o direito de usar o selo Curitiba Cidade do Design da Unesco.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, está no Festival de Verão Cidades Criativas e, na quinta-feira (17/3), fez palestra no seminário Projetos Criativos e Distritos Criativos. No painel, ela compartilhou iniciativas e programas voltados ao desenvolvimento da capital paranaense como Destino de Turismo Inteligente (DTI) no país. 

De acordo com Tatiana, Curitiba vem adotando um planejamento estratégico que estimula o desenvolvimento integrado de projetos e da economia criativa na cidade, através de iniciativas como a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos, voltados para a capacitação de artesãos, designers, artistas e outros criadores. 

“Não há como desenvolver uma cidade inteligente sem o fortalecimento cada vez maior da sua economia criativa”, frisou Tatiana, durante o seminário na Paraíba.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo também citou o programa Madeira nas Arcadas, que reúne em um espaço sob as arcadas das Ruínas de São Francisco designers de peças sustentáveis em madeira. “São criações que mostram que a madeira tem uma segunda vida. Que a madeira resultante da poda de uma árvore da cidade pode ser aproveitada e transformada em um novo produto, dentro do conceito de cidade inteligente, que aposta na economia circular, adotado por Curitiba”, explicou ela.

#CuritibaSuaLinda

Os diferenciais das feiras de artesanato de Curitiba também foram destacados no seminário Festival de Verão Cidades Criativas. "As 16 feiras de artesanato pelos bairros de Curitiba, entre elas a tradicional Feirinha do Largo da Ordem de domingo, são exemplos de que um trabalho contínuo de curadoria e de capacitação dos expositores pode transformar vidas e gerar renda para toda uma cadeia da economia criativa", disse Tatiana. 

Já a rede de lojas de suvenires #CuritibaSuaLinda, da Prefeitura, foi mostrada como exemplo de iniciativa que amplia o mercado para os criadores da capital e inspira o espírito de pertencimento à cidade dos curitibanos. A rede tem sete lojas (Jardim Botânico, Palacete Wolf, Torre Panorâmica, Memorial Paranista, Centro Cultural David Carneiro, Mercado Municipal e Shopping Estação) com o melhor do artesanato e do design com motivos curitibanos.

Rede no Brasil

Além de Curitiba (Design), as cidades criativas do Brasil certificadas pela Unesco são: João Pessoa (Artesanato); Campina Grande (Artes Midiáticas); Santos (Cinema); Brasília e Fortaleza (Design); Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty (Gastronomia); e Recife e Salvador (Música). 

Festival de Cidades Criativas

Turismo de Curitiba é destaque em Festival de Cidades Criativas. Foto: Divulgação